Subordinado ao tema “Descentralizar Portugal: Poder Local”, o XXIII Congresso Nacional, que se realizou no passado fim de semana, em Portimão – Algarve, elegeu também os novos titulares dos órgãos da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para 2017 - 2021, de acordo com os resultados das eleições autárquicas de 1 de outubro, ato eleitoral no qual o PS conseguiu o maior número de câmaras a nível nacional e regional.
O socialista José Goulart Silva, reeleito Presidente da Câmara Municipal da Horta – Faial foi eleito como membro efetivo do Conselho Diretivo da associação.
Manuel Avelar, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, tomou posse como membro efetivo do Conselho Geral, assim como Álamo Meneses (Angra do Heroísmo - Terceira) e Roberto Silva (Lajes do Pico).
Para o mesmo órgão, mas como suplentes, foram eleitos Pedro Nuno Melo, Presidente da autarquia da Povoação - S. Miguel e Mark Silveira (São Roque do Pico)
Destaque ainda para a eleição de Luís Maciel. O Presidente da Câmara das Lajes das Flores tomou posse como suplente do Conselho Fiscal.
Para além da eleição dos novos órgãos dirigentes, o XXIII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), debateu temas como a descentralização de competências para as autarquias, as finanças locais e o período pós 2020 dos fundos comunitários.